Linhas de Pesquisa

O NAC está organizado em três linhas de pesquisa:

Linha 1: Análise do Comportamento Aplicada nas Organizações

O objetivo nesta linha é produzir conhecimento e tecnologias derivadas da Análise do Comportamento em organizações. São realizadas análises funcionais e programação de contingências para desenvolvimento de processos comportamentais que contribuam na produção da função social das organizações na sociedade. Ênfase nas relações entre estratégia, estrutura, processos e desempenho humano no trabalho, na relação entre a utilização de recursos e a produção de externalidades e na gestão de instituições de ciência e tecnologia. Linha coordenada pelo professor Hélder Lima Gusso. Projetos em andamento:

  1. Caracterização da atuação profissional de psicólogos nas organizações da região sul do Brasil, em parceria com professora Maiana Nunes (UFSC), Gabriel Gomes de Luca (UFPR) e Manoela Ziebell (PUCRS);
  2. Características do trabalho com Análise do Comportamento Aplicada em Organizações, em parceria com professor Gabriel Gomes de Luca (UFPR);
  3. Características do processo de declarar a missão de organizações;
  4. Variáveis envolvidas na atuação profissional com Análise de Sistemas Comportamentais em Organizações;
  5. Diversas oficinas, cursos e palestras sobre o trabalho com Análise do Comportamento nas organizações.
  6. Formação de psicólogos organizacionais a partir dos fundamentos epistemológicos e ontológicos da Análise do Comportamento.

 

Linha 2: Análise do Comportamento: Processos Clínicos e da Saúde

O objetivo nesta linha é caracterizar processos comportamentais nos campos de atuação clínico e da saúde, especialmente em terapia analítico-comportamental. Também são examinados comportamentos profissionais do terapeuta e as características da relação terapêutica. Linha coordenada pela professora Joselma Tavares Frutuoso. Projetos em andamento:

  1. Comportamentos básicos do terapeuta analítico-comportamental;
  2. Análise de um serviço-escola de psicologia e seu papel na formação de psicólogos.
  3. Formação de terapeutas analítico-comportamentais para atendimento de grupos;
  4. Formação de terapeutas analítico-comportamentais;

 

Linha 3: Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos

O objetivo nesta linha é produzir conhecimento e tecnologias relacionadas aos processos comportamentais de ensinar e aprender em diferentes níveis de ensino e contexto. Foco no ensino de comportamentos científicos em nível de graduação, e na formação de professores de nível superior em nível de pós-graduação. Abrange estudos sobre eficácia de ensino por meio de tecnologias digitais, com base em procedimentos de ensino analítico-comportamentais. Linha coordenada pelo professor Helder Lima Gusso, e conta com parceria com o Laboratório Fator Humano da UFSC. Projetos em andamento:

  1. Comparação da eficácia de aulas expositivas e aulas mediadas por ambientes virtuais de aprendizagem no ensino superior;
  2. Desenvolvimento de um sistema online de ensino de metodologia científica para estudantes universitários;
  3. Avaliação da eficácia de um sistema online de ensino de metodologia científica para estudantes universitários;
  4. Formação de profissionais para trabalho com programação de condições para o desenvolvimento de comportamentos.