Nova publicação: A proposição da missão de uma organização: contribuições da análise de sistemas comportamentais para caracterizar organizações
O Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina acaba de publicar o livro Análise do Comportamento: Conceitos e Aplicações a processos educativos, clínicos e organizacionais. O livro conta com o capítulo A proposição da missão de uma organização: contribuições da análise de sistemas comportamentais para caracterizar organizações, de autoria do professor Hélder Gusso e da psicóloga, egressa do curso de Psicologia da UFSC, Selma Maria Coelho Pitz.
Destacamos o exame dos conceitos de “diagnóstico organizacional”, de “Análise do Comportamento Aplicada”, de “Análise de Sistemas Comportamentais” e o procedimento para avaliar a missão de uma organização como contribuições centrais no capítulo. Nas palavras dos autores:
O objetivo neste capítulo foi explicitar algumas das contribuições do campo da Análise de Sistemas Comportamentais na atuação no campo organizacional. Destacamos o equívoco ainda presente em publicações no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho em reduzir o trabalho de diagnóstico organizacional à mensuração de processos psicológicos específicos, sem analisar o fenômeno organizacional à luz do conhecimento em Psicologia acerca das organizações como sistemas sociais. A Análise do Comportamento surge como uma teoria que possibilita ampla visibilidade acerca de sistemas sociais, utilizando conceitos, princípios e procedimentos validados empiricamente ao longo do século XX e com amplo desenvolvimento neste início do século XXI. Mais especificamente no campo organizacional, a área de estudos denominada Análise de Sistemas Comportamentais (BSA) tem despontado como uma efetiva contribuição à caracterização de organizações. (Gusso & Pitz, 2018, p.163)