Cães-videntes da Copa: um projeto na disciplina Psicologia comportamental
Neste semestre (2022.2), fizemos algo inusitado na disciplina Psicologia Comportamental, da segunda fase do curso de Psicologia da UFSC: ensinamos cães a prever os resultados da Copa do Mundo!
É claro que prever resultados de jogos é uma brincadeira! Na verdade, nossos alunos utilizaram alguns dos conceitos e procedimentos aprendidos na disciplina para ensinar seus cães a tocar com a pata um botão pré-selecionado por seus donos a partir do comando “quem vai ganhar”. Para isso, utilizaram o conceito de reforçamento positivo e o procedimento de modelagem de comportamentos.
Esse projeto foi uma atividade voluntária vinculada a disciplina, e as estudantes participantes realizaram todas as atividades em suas próprias casas com seus animais. Contamos com a preciosa ajuda do Murilo Garcia, egresso do curso de graduação e do mestrado em psicologia da UFSC, um dos maiores nomes no estudo de comportamento de cães do país! O Murilo nos ajudou a definir a topografia (forma) do comportamento a ser ensinado e os procedimentos para cada etapa da modelagem, levando em consideração as características dos cães.
Nosso projeto foi compartilhado no Tiktok, Instagram e Youtube, e teve mais de 200.000 acessos, somadas as redes sociais! Também viramos reportagem na própria UFSC e na Record TV.
Nosso muito obrigado às estudantes que se envolveram no projeto e que tiveram a oportunidade de vivenciar na prática o ensino de um comportamento.